Projetos

Brasil Sem Hanseníase

Brasil Sem Hanseníase

A hanseníase era conhecida como “Lepra’, porém, em 1986 a legislação Brasileira substituiu o termo lepra por trazer nas entrelinhas um preconceito milenar, associado à impurezas, vícios, repugnância entre outros termos semelhantes, o que o tornava anticientífico, irracional e desumano.

A doença é transmissível, porém há tratamento e cura. O causador é um micróbio, o bacilo de Hansen. Os primeiros sinais que podem aparecer no corpo são pequenas manchas dormentes e esbranquiçadas/ avermelhadas.

O projeto tem como objetivo informar e capacitar os profissionais da saúde e o público geral, uma vez que a hanseníase é uma doença infectocontagiosa, que se manifesta por graves lesões na pele, podendo atingir até os nervos, principalmente dos olhos, pés e mãos.
Como ficam expostas essas lesões, os contaminados sofrem preconceitos e neste projeto estamos focados em eliminar toda e qualquer forma de preconceito através da conscientização da igualdade.

Mulheres Vulneráveis

Atendimento e orientação à mulheres em situação de violência domestica;
Mulheres Egressas

Mulheres Egressas

O Projeto visa promover o desenvolvimento profissional, a ajuda emocional e financeira (indiretamente, já que este projeto está calcado na base de reavaliação do processo penal e jurídico) proporcionando também experiência para o mercado de trabalho bem como, ajudar e apoiar para inserir mulheres jovens egressas, com filhos, responsáveis pelo sustento de suas famílias aliado a baixa escolaridade e ao pertencimento das camadas sociais de desfavorecidos.

Projeto Cultural Periafros

Periafros é um nome de significado característico das pessoas que moram nas regiões mais afastadas da cidade de São Paulo, desde as regiões Norte ao Sul, Leste ao Oeste. A proposta visa consolidar a produção, estruturação e manutenção de uma orquestra de percussão na cidade de São Paulo, além de mapear e orientar a produção dos conjuntos já existentes nas diversas regiões da cidade, respeitando sua integridade e proposta autentica detectada.
Projeto Cultural Periafros
Coral Notas Musicais

Coral Notas Musicais

Fomentação a cultura através da música em forma de coral para pessoas de qualquer idade, inclusive, as atingidas pela hanseníase;

Artitudes Na Praça

Promoção de feiras culturais proporcionando maior visibilidade e conhecimento da Instituição a comunidade geral
Artitudes na praça
Projeto Geração de Renda

Projeto Geração De Renda

Iniciação à cursos de artesanatos destinados para mulheres
que cumprem penas alternativas;

Padaria Artesanal

Iniciação à cursos de confeitaria para o público geral.
Padaria Artesanal
Projeto Apenas Errei

Projeto apenas errei – convênio com TJSP

Projeto destinado às pessoas em cumprimento de pena de prestação de serviços à comunidade e crime de pequena monta e sem violência

Visita do Instituto Indhuma ao Museu da Escravatura em Angola

Em uma visita emocionante e educativa, o Instituto Indhuma, uma organização não governamental que trabalha para promover a justiça social e a igualdade, fez uma parada no Museu Nacional da Escravatura em Angola. A equipe do Instituto teve a oportunidade de se conectar com a história da escravatura e do tráfico de escravos em Angola, um período sombrio que durou séculos e afetou milhões de pessoas. Durante a visita, os membros do Instituto Indhuma aprenderam sobre a brutalidade da escravatura e como os angolanos lutaram contra essa tragédia. A experiência foi um momento importante para refletir sobre a importância da compreensão e da justiça social.

Artitude na Live

Lives feitas pelo Instituto Indhuma em plena pandemia em 2021

Entre em contato

Endereço

Rua Vergueiro, 1803 - Sala 2 e 3
Vila Mariana, São Paulo - SP
CEP 04101-000

Email

Telefone

Redes Sociais